sábado, 29 de outubro de 2016

LUIS AFONSO MUITO CÁ DE CASA | É o lúcido contador de histórias que vai estar connosco na próxima sexta-feira, dia 4 de novembro, na Casa Da Cultura | Setúbal. Luís Afonso surpreende-nos todos os dias com o seu Bartoon, nas páginas do Público. Mas também conta outras histórias. A abysmo editou O QUADRO DA MULHER SENTADA A OLHAR PARA O AR COM CARA DE PARVA. Histórias que perturbam e divertem. Belíssimas histórias de desencantar. João Paulo Cotrim, o editor, vai estar comigo a pôr ordem na casa. Ou nem por isso. Logo se vê.
Anotem na agenda.

facebook

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

A FESTA EM LISBOA | Encerramento da exposição de Nuno Saraiva e apresentação dos dois catálogos das exposições da Festa da Ilustração - Setúbal — Catálogo geral e Ilustração Portuguesa. Concepção e design da DDLX Design Comunicação Lisboa. Edições do Município de Setúbal e da abysmo. A apresentação é daqui a pouco, na Casa da Imprensa - Associação Mutualista. Apareçam.
facebook

ARMAZÉM DE DESENHOS | As ilustrações da Festa da Ilustração - Setúbal em livro. Dois catálogos com as exposições da Festa impressas em livro — Catálogo geral e Ilustração Portuguesa. Concepção da DDLX Design Comunicação Lisboa. Edições do Município de Setúbal e da abysmo. A apresentação é daqui a pouco. Curiosos? Apareçam.
facebook

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

MONTPELLIER EM SETÚBAL | Hélène Mandroux e Michael Delafosse deram uma lição de urbanismo e cosmopolitismo na Casa Da Cultura | Setúbal. Sessão inesquecível. Assistiram alguns habitantes da cidade. Sortudos, digo eu. Poucos? Foram os que quiseram assistir. Garanto: saíram dali mais ricos. E nunca mais olharão para as cidades com pobreza de espírito. Privilégio nosso, portanto. Muito obrigado, Hélène Mandroux. Muito obrigado, Michael Delafosse. Muito obrigado, Tito Livio Santos Mota
facebook

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

MANUAL DO AUTARCA | Hoje em Lisboa. Amanhã em Setúbal. Agora é escolher data e local. Até logo.
facebook

sábado, 22 de outubro de 2016


JORGE SILVA MELO | Eu não dizia? Foi uma noite bonita, esta em que o Jorge Silva Melo nos fez o favor de vir ter connosco à Casa Da Cultura | Setúbal. A conversa foi memorável. Muito obrigado, caro amigo. Como diria o Jorge: que bom.
Fotografia: Fernando Pinho.
facebook


quarta-feira, 19 de outubro de 2016

PRIVILÉGIO NOSSO | Hélène Mandroux foi presidente da Câmara de Montepellier durante dez anos. Criou uma nova maneira de fazer política nas autarquias. É esta senhora que agora vai estar em Portugal, em conferências a proferir na Associação José Afonso, em Lisboa, e na Casa Da Cultura | Setúbal. É bom aprender com quem sabe. Apareçam.
facebook

terça-feira, 18 de outubro de 2016

LER BEM | A revista LER convidou João Bicker para uma conversa. A conversa é longa. Francisco José Viegas fez as perguntas. Treze páginas que são um tratado sobre tipografia. Quem ainda não percebeu que a escolha da letra que vai dentro dos livros é importante para a sua leitura, aqui vai ter uma surpresa e um contentamento. É que o conhecimento é sempre uma alegria. João Bicker trabalha para o mundo a partir de Coimbra. Esta entrevista é uma lição.
facebook

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

MÉDICO DE FAMÍLIA | O homem deu em aparecer nas televisões a torto e a direito. Gostou do que viu e a nítida vaidade que o denuncia não permite que se cale. Ontem, entre outras barbaridades, proclamou esta pérola: "Todos nós temos perfil de psicopata". A ideia é velha: tornar tudo aquilo relativo. O que aconteceu ao seu protegido é coisa que pode acontecer a qualquer um de nós?! Não me diga!? 
Senhor doutor: vá divulgar diagnósticos para longe, ok? Bem longe.

Fonte Expresso
facebook

sábado, 15 de outubro de 2016


JORGE SILVA MELO EM SETÚBAL | Pois é verdade. Jorge Silva Melo vai estar na Casa Da Cultura | Setúbal, na próxima sexta-feira, dia 21, para falarmos sobre o filme e também m sobre o livro que se propõem ser uma autobiografia do homem de teatro. A projecção de AINDA NÃO ACABÁMOS, COMO SE FOSSE UMA CARTA começa às nove e meia da noite. Depois segue-se a conversa à roda do filme e também do livro SÉCULO PASSADO. Conversa de gabarito com toda a certeza, não fosse o Jorge um conversador de palavra saborosa. Apontem na agenda.
facebook

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

ÀS VEZES NÃO TENHO JEITO PARA FALAR DE AMIGOS | Até sempre, João.
facebook

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

DARIO FO | No dia em que sabemos que Bob Dylan é laureado, morre outro polémico vencedor do Prémio Nobel. As discordâncias são louváveis. Discordar é sal para a democracia. As polémicas valem o que valem. Valem muito, quando iluminadas pela inteligência e pelo humor. Dario Fo foi praticante desse tão perigoso desporto. A igreja católica nunca lhe perdoou as ousadias. Essa ausência de perdão também vale o que vale, que é mais ou menos nada.
Muito obrigado, senhor Dario Fo.

Fonte Expresso
facebook
PRÉMIO DYLAN | Feliz escolha dos escolhedores. Bob Dylan é nome grado da poesia. O Prémio Nobel da Literatura fica assim prestigiado.
Fonte The Wall Street Journal
facebook

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Maria de Lurdes Lopes Rodrigues, hoje com 50 anos,  é uma activista social e antiga investigadora portuguesa que na década de 90 levou a tribunal Manuel Maria Carrilho, na altura ministro da Cultura, por lhe ter sido retirada a hipótese de obter uma bolsa para estudar na Holanda. No seguimento deste processo, Maria de Lurdes emitiu algumas opiniões consideradas “difamatórias” relativamente a um conjunto de magistrados, tendo sido condenada a 3 anos de prisão.
FontPortal Anarquista

E A JUSTIÇA, ESTÚPIDO?! | Este caso custa a entender. Mas então um juiz faz o que entende consoante o seu juízo particular das coisas? Os juízes não têm todos formação em direito? As regras do direito são assim tão eivadas de interpretações pessoais? A justiça não é igual para todos? Quem pode responder a uma trapalhada destas? Quem julga os juízes?

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

PELAS RUAS DA AMARGURA | Já é o segundo dirigente taxista que ameaça: se houver violência as culpas devem ser assacadas ao Governo. Se isto não é incitar à violência vou ali e já venho. Estes senhores pensam que descobriram a roda. Declaram-se possuidores dos direitos de utilização. Lá terão as suas razões, mas cá para mim vão de carrinho.
facebook

domingo, 9 de outubro de 2016

JOGOS SEM FRONTEIRAS | A campanha está a atingir níveis já esperados, mas nunca vistos. As "ideias" nestas eleições estão a ser discutidas entre a cozinha e o quarto, com intervalos para umas idas à casa de banho. A oportunidade de alguém ser presidente mesmo sendo completamente estúpido é uma possibilidade real. Tudo pode acontecer no pais de todas as oportunidades. Aguardemos novos episódios. 
Fonte Expresso
facebook


LUZES... CÂMARA... ACÇÃO | Um grande actor arrasa um ser humano inqualificável. Compara Trump a diversos animais. Erro de interpretação do actor. Qualquer dos animais mencionados exibe maior dignidade do que o energúmeno que quer governar os EUA. Mas estas performances indignadas sabem sempre bem ver e ouvir. Boa, senhor De Niro.


sexta-feira, 7 de outubro de 2016



À VOLTA DAS COISAS VELHASA eleição de António Guterres para secretário-geral da ONU, pôs a descoberto atitudes de uns direitolas militantes que não se conformam com estes atropelos que os apeiam. Merkel encomendou o serviço a uma senhora búlgara, que foi a Nova Iorque num pé e voltou no outro. Mas os papelinhos estavam a ser preparados pela figurinha de opereta, do PSD cá do burgo, que em tempos sugeriu que José Saramago deixasse de ser português. Andam sempre à volta das coisas velhas. Gente serôdia.
facebook

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

COBRANÇA DIVINA | Para além de uns padre-nossos e de umas ave-marias depois da confissão ainda têm de pagar aos abusados? A cobrança divina não era suficiente? Vejam lá as falências.
Fonte DN
facebook

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

MUNDOS | Não sou nacionalista nem bairrista. Estas aclamações passam-me quase sempre ao lado. Não vi na nomeação de Durão Barroso para a Europa qualquer vantagem para os de cá nem para o mundo. Não me entusiasma esta vitória de António Guterres. É acima de tudo bom para ele. Mas a manobra pouco cristalina dos senhores do mundo para alterarem trajectos e manietarem resultados envergonha quem ainda considera a política actividade nobre e a melhor maneira de resolver os nossos males. Enfim, sem entusiasmos, fico satisfeito com esta eleição. Venceu a política e a democracia. Sobretudo porque são derrotadas atitudes lamentáveis.
Que tudo corra pelo melhor a António Guterres.

Fonte Público
facebook

terça-feira, 4 de outubro de 2016

MENINO D'OIRORui Melo Pato, que acompanhou musicalmente José Afonso, revela no seu mural do facebook que morreu José Manuel, primeiro filho do poeta e cantor, e protagonista da canção Menino D'Oiro. A canção não morre, mas assinala-se assim o fim de alguém que motivou tão bonita prestação artística.
Ouvir Menino D'Oiro
facebook

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

EU DAVA-TE O GÉNIO | Pulhas de serviço vieram em defesa do "génio" que se propõe para presidente. A desfaçatez atinge níveis nunca antes atingidos. O que se passa com este mundo?
Fonte DN
facebook

domingo, 2 de outubro de 2016

CRISTINA H. MELO NA GALERIA DA CASA DA CULTURA | É um trabalho surpreendente, este que Cristina H Melo mostra agora, em primeiro olhar, na Casa Da Cultura | Setúbal
Helder Moura Pereira escreveu o texto para o catálogo. Um belíssimo texto que a linhas tantas diz isto: — Depois do canto, do último grito, de um ai ou da mudez total, todos os seres passam a objectos, transformáveis, portanto. O tronco de árvore que se vê a abrir já é outra coisa, tudo já é outra coisa. A deterioração de carne e ossos, o lixo, a erosão, o apodrecimento, os destroços, o abandono – sinais de ciclos de vida e fatalidade e intervenções nela captadas por este olhar que sabe como a matéria não é senão, como escreve Luiza Neto Jorge, “uma hora de os objectos estarem”. 
Abertura no próximo sábado. Isto é um convite. Até lá.

facebook

sábado, 1 de outubro de 2016

HOMENZINHO COM AGÁ GRANDE | Há noticias muito estranhas. O Público escreve, em gordas, na primeira página, que Cavaco Silva forneceu dados que não eram verdadeiros, para assim ver o pagamento do IMI reduzido. As coisas que inventam para denegrir a imagem de um estadista de tão elevado gabarito. Um homem que cumpriu mandatos como primeiro-ministro e Presidente da República durante todo o tempo que lhe foi permitido por lei. Isto é uma afronta a um servidor da causa pública que nunca se engana e raramente tem dúvidas, e que um dia disse que estaria para nascer alguém que pudesse ser mais honesto do que ele. Isto não se faz.
facebook 
+