sexta-feira, 24 de julho de 2015

VERÃO QUENTE | Isto vai aquecer. Em tempo de eleições, a baboseira vai instalar-se. É sempre assim. Governantes em desespero. Apoiantes em delírio. O sol abraseia moleirinhas, o disparate alastra como fogo na floresta. Os dias que se avizinham são mesmo bons para procurar sombras, bebidas frescas, livros, objectos de prazer. Volto em Setembro. Em Setembro todos somos poucos para darmos uma carga de porrada na direita. Politicamente falando, é claro (havia de ser como?). Até lá.
Vou com o David Hochney. Boa companhia.
facebook

quinta-feira, 23 de julho de 2015

DESIGN DE COMUNICAÇÃO | Há capas fantásticas.
Fonte internazionale
facebook

PORTUGAL À FRENTE | Comunicação de Aníbal Cavaco Silva, director de campanha da coligação PPD/PSD-CDS/PP. Está aberta a campanha eleitoral.
facebook

quarta-feira, 22 de julho de 2015

HISTÓRIAS DO REINO ANIMAL | Afinal parece que Cavaco se engana sempre. Deve-se tal insistência no erro ao facto de nunca ter dúvidas. Acredita em tudo o que lhe dizem sem hesitações. Existem uns assessores que cumprem esse papel. Como os assessores são todos adeptos das políticas do seu correspondente em São Bento, o homem acaba sempre por largar bacorada pela boca fora. O desespero dos conselheiros em manterem a tropa fandanga alaranjada nos salões do poder não lhes permite a decência. Claro que Juncker também não é ave de confiança. A vontade de poisarem nos diferentes poleiros é que provoca estes desequilíbrios. No fim das contas podemos concluir que temos um presidente-papagaio. Já não há é paciência para este palrar.
Fonte Expresso
facebook

terça-feira, 21 de julho de 2015

IDIOTAS ÚTEIS, OU PARVOÍCES INÚTEIS? | Putin quer realeza. Quer os czares de volta. O estilo imperial nunca saiu daquele lugar, mas esta recuperação dos antigos opressores é definitivamente excessiva. Parece que está mesmo em marcha a ideia de que há quem tenha nascido para dar ordens. Ou para fazerem de conta que são a nata. Os eleitos pelos deuses. Proposto por Putin, não se percebe se é pura exibição circense ou se está tudo doido. Mesmo. 
Fonte DN
facebook

Schäuble em entrevista: "Não existe qualquer supremacia alemã"

O VERDADEIRO ARTISTA | Pois não. E Adolf Hitler era artista de circo. Domador.
Fonte DN

SENADORES | O futebol e o champions e o caraças são recorrentemente chamados ao argumento político. Como se a política fosse um jogo da bola. Provavelmente para eles é. Santana Lopes fala sempre "com franqueza". Vitorino recorre a um humor de conversa familiar. Tudo ali é banal e previsível. Ouvimos estes "senadores" e percebemos a razão de termos uma chusma de parolos na Assembleia da República e carradas de totós nos painéis de comentário político. E, já que estou com a mão na massa, ficamos a saber na perfeição a razão de termos Passos Coelho em primeiro-ministro.
facebook

segunda-feira, 20 de julho de 2015

SIM, CONTINUO A SER CHARLIE | Os gregos veem-se gregos com a "solidariedade" europeia. O mundo é todo grego. O humor não salva o mundo, mas a inteligência não faz faz vénias à hipocrisia. A irreverência mora no Charlie Hebdo. Somos inquilinos nesse condomínio.
facebook

domingo, 19 de julho de 2015

Um dia é uma personagem com identidade própria. Tem alma. É uma maneira de ser. É um modo. E acontece com uma medida que é só sua. É como uma personagem das nossas vidas. Cria uma onda. Tem uma cadência própria. É uma atmosfera com vários climas e ambientes, alegres e tristes. Há dias extraordinários, horríveis. E há dias felizes.
António de Castro Caeiro em UM DIA NÃO SÃO DIAS. Abysmo. Maio de 2015

TODOS OS DIASEste é o nosso primeiro trabalho para a  abysmo. A ideia começou por ter formato. Depois foi meter letras lá dentro e torná-lo objecto legível. É o primeiro de uma colecção. À empreitada deu o João Paulo Cotrim o nome de Fósforo. Já estamos a trabalhar no próximo. Trata-se de um original de Filipa Leal. Escolhi o dia de domingo para desenvolver a coisa. Amanhã, segunda-feira, é dia de o acabar, com a colaboração do Óscar Silva. 

Mas vamos aos retratos: este UM DIA NÃO SÃO DIAS, de António de Castro Caeiro, é assim qualquer coisa. Um livro que pensa com a gente e tem gente lá dentro. Resolvi acrescentar gatos ao tratado. A Malu achou graça aos domingos. O Zezinho prefere os dias feriados.
Bom domingo.
facebook
www.ddlx.pt






sábado, 18 de julho de 2015

ARMAI-VOS E IDE | Estão a gozar, certo?
Fonte Expresso
facebook
O RUÍDO | "Espíritos pequenos", diz ele. A grandeza habita o palácio da Ajuda. Já nada nos espanta. E ainda há quem diga que já viu um porco a andar de bicicleta. Grande coisa!
Fonte Expresso
facebook
PACHECO PEREIRA ESTÁ ATENTO, COMO TODOS DEVEMOS ESTAR | "É uma exibição brutal de poder, que coloca a Grécia a ser governada de Bruxelas e Berlim, por gente que vai decidir os horários das lojas ao domingo, quem pode ter uma farmácia, como funcionam as leitarias e as padarias, e quem pode conduzir ferrys para as ilhas. Mas há mais: são revertidas decisões constitucionais de tribunais gregos e, como em Portugal se fez, mudanças legais para acelerar despejos, expropriações, falências e para retirar aos trabalhadores direitos sindicais e de negociação."
Ler artigo completo no Público
facebook
MUITO CÁ DE CASA | Foi na Casa Da Cultura | Setúbal. Sala José Afonso a abarrotar, como merece um encontro destes. Falámos com Hélia Correia. Ouvimo-la falar da Grécia antiga, dos dias de hoje, da influência dos clássicos. Os Clássicos, esses contemporâneos. Não é todos os dias que temos oportunidade de conversar assim, com uma grande escritora como Hélia Correia. Ah, é verdade, nem falámos do prémio Camões. Preferimos tudo o que os prémios não comportam. 
Foi uma noite daquelas.
facebook

sexta-feira, 17 de julho de 2015

De que armas disporemos, senão destas
Que estão dentro do corpo: o pensamento,
A ideia de polis, resgatada
De um grande abuso, uma noção de casa
E de hospitalidade e de barulho
Atrás do qual vem o poema, atrás
Do qual virá a colecção dos feitos
E defeitos humanos, um início.

A TERCEIRA MISÉRIA | Hélia Correia
facebook

quinta-feira, 16 de julho de 2015

VIVER BEM | Ou o melhor possível, vá. Uma revista que faz uma viagem ao fundo de uma garrafa com Fernando Assis Pacheco, é uma revista que sabe viajar. E sabe comer e beber e olhar para as coisas com prazer. É a nova EPICUR. Sou suspeito. Na DDLX fizemos a direcção de arte e o design de comunicação. E gostámos muito de o fazer. O lançamento foi hoje. A nova EPICUR está aí e recomenda-se.
facebook

PRÉMIO CAMÕES EM SETÚBAL | Parece um título sensacionalista. Não é. É a realidade. Não é todos os dias que se convive com o mais prestigiado prémio da Língua portuguesa. E sobretudo não é todos os dias que se tem a oportunidade de conversar com Hélia Correia. Ao vivo, como se estivesse na nossa sala. É já sexta-feira, dia 17, na Sala José Afonso, da Casa Da Cultura | Setúbal. Convidados.
facebook

quarta-feira, 15 de julho de 2015

O SOBA NÃO TEM FÉRIAS | As propostas de que faz alarde são condizentes com a alarvidade que exibe. Nada de espantar. Mas parece que já tem assinaturas para uma candidatura à Presidência da República. O homem está disposto a continuar a montar tropelias no odiado continente e tem quem olhe para ele. Há coisas que não percebo. Sinceramente, não percebo como é que ainda há quem o cumprimente.
facebook

terça-feira, 14 de julho de 2015

O LADO CERTO E O LADO ERRADO DAS COISAS | Anda aí grande reboliço por causa de umas fotografias da mulher do primeiro-ministro. A senhora está doente e nota-se. Apareceu ao lado do marido e notou-se. Agora andam uns notáveis a acusar "a esquerda" de ser do pior que há. Pelos vistos o comité central do PCP, a mesa nacional do Bloco de Esquerda, as direcções do PS, do Livre e de outras estruturas representativas dos cidadãos de esquerda juntaram-se para denunciar a ousadia. Acusar alguém de fazer campanha por exibir uma fragilidade física é repugnante. Acusar quem é de esquerda de ter a pretensa denúncia dessa exibição como marcador ideológico é reles. Sou de esquerda e nunca me passou pela cabeça apontar uma característica física para tentar humilhar alguém. Incomodou-me esta idiotice de me incluírem, como a todas as pessoas de esquerda, nesta mescla inventada pela direita militante. Era só.
facebook

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Desbloqueei o último problema
Pedro Passos Coelho

GROUND CONTROL TO MAJOR TOM | Temos um primeiro-ministro que é um génio. O mundo está salvo. A humanidade tem futuro. 
Fonte Expresso
facebook
HÉLIA CORREIA EM SETÚBAL | Hélia Correia vai estar na próxima sexta-feira na Casa Da Cultura | Setúbal, para mais um Muito cá de casa. Imperdível.
facebook

domingo, 12 de julho de 2015



JAVIER KRAHE | Soube pelo mural do meu amigo  Jose Manuel Corbacho: Morreu Javier Krahe. Escrevia canções. Cantava-as com uma tranquilidade que não fazia adivinhar a sátira que se avizinhava. Um excelente escritor de canções que rejeitava o vedetismo bacoco. Gostava muito dele. 
facebook
MESTRE ANDRÉAndré Carrilho vence o World Press Cartoon com o trabalho Ébola. Mais um reconhecimento da grande qualidade do seu trabalho.
Parabéns, André.
facebook
DA SEMÂNTICA | Oxi, em grego, quererá dizer qualquer coisa como irrevogável em português? A intensa crise até dita alterações ao significado das palavras. Alterar a vida das pessoas para pior parecia impossível. Afinal...
facebook

sábado, 11 de julho de 2015

FRUTOS IMPERFEITOS | Acredito que a Grécia pode sair do cerco em que se encontra pela filosofia. Aquelas pedras sabem muito. Berço do pensamento e da democracia, nasceram por lá os grandes filósofos da antiguidade. Acredito que a gestão de contrários que o governo grego encetou abraça uma estratégia que pode colher frutos. As aparentes contradições são aplicações filosóficas. Afinal, a filosofia tem de servir para alguma coisa, que diacho. Tempo perigoso mas fascinante, este.
facebook

sexta-feira, 10 de julho de 2015



Schäuble oferece a Grécia aos EUA em troca de Porto Rico Fonte: DINHEIRO VIVO

MANUAL DE CIVILIDADE PRECISA-SE | É de calhordas assim que falamos, quando falamos de "estadistas" europeus.
facebook

quinta-feira, 9 de julho de 2015

COM AS MINHAS TAMANQUINHAS NA AJA | Tudo começou com um convite a João de Azevedo: desenvolver a ideia da capa do disco Com as Minhas Tamanquinhas, de José Afonso. João de Azevedo conheceu o cantor e acompanhou-o em andanças por esse mundo. Dois andarilhos em acção. Fez esta capa a pedido do próprio José Afono. Quando lhe propus o desafio entusiasmou-se e desenvolveu um trabalho admirável. Depois de ter estado exposto na Casa Da Cultura | Setúbal, em Maio deste ano, vai agora estar na Associação José Afonso, núcleo de Lisboa. 
Inaugura hoje, às 18:30 horas. É na Rua de São Bento, mesmo em frente à Assembleia da República. Apareçam.

facebook

terça-feira, 7 de julho de 2015

segunda-feira, 6 de julho de 2015

DESAPARECIDO EM COMBATE | Afinal os tecnocratas ainda não avançaram. Este general está escondido nas trincheiras. O bravo soldado assegurou a grande desgraça com esta vitória nesta batalha. Aguarda-se o aceno da bandeira branca. Demissão seria coerência. Mais alarvidades serão mau perder. A democracia fica-lhes tão mal. 
facebook

domingo, 5 de julho de 2015

CLARO QUE NÃO! | É quase certo que o NÃO é vencedor. Apesar das ameaças os gregos responderam negativamente a mais austeridade. As ameaças não funcionaram. Não percebo onde está a admiração. O que os tecnocratas europeus pedem não é sustentável. Mais austeridade? Como? Este resultado é uma resposta de quem não tem nada a perder. Os comentadores oficias do governo português não entendem isto. As pessoas são números. Marques Mendes faz os habituais exercícios de estilo. Bonifácio e Fernandes vomitam ódio. Gomes Ferreira insiste nas inanidades contabilistícas do costume. Estamos a viver outros tempos. Tempos que vocês não entendem. A insistência na trôpega ideologia de direita ajustadora não resolve o problema dos países. Vocês e os vossos governos não estão a perceber nada. É a política, estúpidos. Continhas de sumir façam lá nas vossas casinhas.
facebook

sábado, 4 de julho de 2015

LOUCOS OU DESAVERGONHADOS? | Quando o presidente do parlamento europeu afirma que é preciso substituir um governo democraticamente eleito por uma equipa de tecnocratas, percebemos que os altos responsáveis europeus não respeitam a democracia nem sequer a política. Já dizem tudo da boca para fora. Não respeitam nada nem ninguém. Parecem loucos. As afirmações de Martin Shultz são inadmissíveis. 
Todos os pronunciamentos devem ser contra tal gente. Não há tolerância que aguente. 
Estes argumentos não se respeitam. Estes delinquentes políticos combatem-se. 
Boa sorte, democracia.
Boa sorte, Grécia.

facebook
ALEXANDRE QUINTANILHA | Um grande professor deu a sua última aula. Como se um grande professor deixasse algum dia de transmitir conhecimento. Cumpriu-se um calendário,vá. Vamos continuar a ouvir o que tem para nos dizer, senhor professor. Sempre.
facebook

sexta-feira, 3 de julho de 2015



REALIDADES E REALISMOS | Excelente intervenção de Pacheco Pereira. Um bocadinho de história esclarece muita coisa. Há coisas que os actuais decisores europeus não conhecem. Não, não falo do escritor Miguel Relvas. Esse é completamente ignorante. Falo dos que fazem política mesmo. E que não conhecem estas realidades, mesmo.
Boa sorte, Grécia.

facebook


ERA UMA VEZ... | Em tempos a Europa teve problemas com um modelo imposto à força. O poeta Iacovos Kambanellis pôs palavras no assunto e Mikis Theodorakis tratou da música. Entretanto o disco foi virado, mas a música é a mesma. Boa sorte, Grécia.
facebook

quinta-feira, 2 de julho de 2015

A VIDA DOS OUTROS? A resolução do problema na Grécia não anda nem desanda porque parece que os "grandes" estadistas estavam a ver se as pessoas ficavam esquecidas. Pagar a dívida? Pois claro. É insustentável? Problema dos gregos. O problema mesmo é que afinal há lá gente. Gente que decide coisas quando funciona a democracia. As negociações têm que ter essa chatice em conta. Gente. Pessoas. Perceberam, ou é preciso fazer um desenho?
Ilustração de André Carrilho

facebook
+