quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

O tempo, esse grande escultor
Marguerite Yourcenar
O tempo é o que é. Um ano é uma medida. Vamos usando os dias sem quase dar por isso. Olhando pelo retrovisor, pensamos que podíamos ter feito mais. É sempre assim. Mas não podíamos. Fizemos o que tínhamos para fazer. A gente farta-se de fazer coisas durante um ano inteirinho. Cabe lá tudo o que fazemos. E o que fica por fazer passamos para o ano seguinte. É isso que estamos a fazer agora. Vamos continuar a viver intensamente. Não temos outro remédio. É a vida.
Desejo a todos os meus amigos um 2015 inesperadamente excelente.
Confiança, pois.

facebook

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

A REACÇÃO NÃO PASSARÁ | Alberto João Jardim garante que se vive uma ofensiva reaccionária na Madeira. Um retrocesso do processo democrático. Mas ele está lá para combater a ameaça. É bom percebermos que há sempre alguém que resiste. Há sempre alguém que diz não. Força, camarada Alberto João.
facebook

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

FÉ QUE SALVA | Afinal tudo não passa de uma questão de fé. O papa Bento acabou com o limbo para que as criancinhas não padecessem eternamente sem destino. O papa Francisco, grande estadista, esclareceu que afinal toda a bicharada pode entrar no reino dos céus. Fez bem, afinal para que serviria a história da arca de Noé? Passos Coelho, o papa do proselitismo neoliberal, decretou que 2015 vai ser um ano sem nuvens. Ter fé já é meio caminho andado na caminhada para o paraíso. Deus os abençoe. 
facebook

domingo, 28 de dezembro de 2014

RAZÕES QUE A RAZÃO DESCONHECE | Continuo a não perceber a razão de se ouvir este par de jarras. Hoje ouvi. É por isso que continuo a não perceber. Mas é claro que não volto lá tão cedo.
facebook

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

NEBULOSO E TRISTE | Passos Coelho veio garantir que há menos nuvens negras no futuro dos portugueses. O primeiro-ministro vê crescer um país mesmo ao lado dele. Mais ninguém vê isso. Só mesmo ele e os seus colaboradores. Estes ajustadores continuam a acreditar no pai-natal. Estes trapalhões já estão na estrada em campanha. Vamos ouvir repetidamente as loas ao crescimento da economia e ao mérito do liberalismo. Vamos ouvir até aos limites da paciência o elogio da austeridade. Vamos ouvir a manteiguice que exalta o esforço dos portugueses. Como se esse esforço fosse voluntário. Como se os portugueses tivessem aceitado o estado de pobreza para salvar a economia dos grandes empresários. Vamos ouvir o exercício do auto-elogio até à náusea. São nauseabundos.
facebook

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

NATAL DOS COMENSAIS | Sempre que aparece nas televisões uma reportagem de rua sobre o natal é sempre para os entrevistados revelarem a sua propensão para a gula. Ontem ouvi uns maduros confessarem estar a fazer exercício como preparativo para a noite que se avizinhava. O natal não passa de uma noite em que se come como se no dia seguinte se fosse entrar no sistema de senhas de racionamento. Também parece que se comemora o nascimento de um líder religioso qualquer. Mas isso agora não interessa para nada.
facebook

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

NATAL DOS HOSPITAIS | Assinalar a efeméride passa por assistir ao anual e insistente Natal dos Hospitais? Fraca solidariedade. Já não basta as pessoas estarem doentes? Alguém merece aquilo?

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Já não sou um liberal. O Estado tem de ter força

Carlos Abreu Amorim Público

OLHA QUEM FALASim, vejam quem assim fala. O mais agressivo militante da coisa é agora um arrependido. Afinal o Estado tem de ter força. Ai é?! Força? Pois é. Tem toda a razão. Tem que haver força para correr com os apologistas das suas extintas ideias daqui para fora. Tarde piaste.
facebook

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

O GOSTO DOS OUTROS | Ronaldo, o jogador de futebol, olhou e gostou. O que estava ali à sua frente era uma estátua que o comemora em vida e ele gosta disso. Gosta de ser comemorado. O escultor nem se esqueceu de o representar de pau-feito. A tesuda estátua foi colocada à vista de toda a gente na terra natal do jogador. Tropeçando no olhar de senhoras religiosas e de crianças a camino da catequese. Não se faz. É que há uma pintura lá na ilha, onde desnudos seios se exibiam sem pudor. As autoridades regionais trataram da coisa — seios cobertos que o respeitinho é muito bonito. Agora isto. Ah, ok, aqui o ambiente sexual já está tapado. É verdade. Retiro o que disse. Então, parabéns. O escultor e Ronaldo bem podem limpar as mãos à parede.
facebook

sábado, 20 de dezembro de 2014














































AS IDADES DA PEDRA | António Correia expõe fotografias na sala da Artiset, na Casa da Cultura | Setúbal. São paisagens de um mundo tão distante e tão perto. O mundo que o António percorreu e que agora se apresenta aqui à nossa frente. Paisagens que parecem querer sair destas paredes bem comportadas. Texturas e manchas suaves são rompidas pela desordenada rigidez da pedra. Estes mantos de terra firme escondem decerto sofrimento humano. A delicadeza destas impressões estimula a nossa curiosidade. Queremos subir a estas montanhas. Estas imagens despertam-nos para outras realidades. E que mais queremos nós de uma exposição de fotografia?
Excelente.

ANTÓNIO CORREIA | FOTOGRAFIAS 
ESPAÇO DAS ARTES | ARTISET
CASA DA CULTURA | SETÚBAL
20 DE DEZEMBRO | 2014 A 8 DE JANEIRO | 2015
facebook

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

PARABÉNS, JOSÉ RUY
Publicou o seu primeiro desenho no dia 19 de dezembro de 1944, no semanário O Mosquito
Há 70 anos. 
É privilégio da cidade de Setúbal dar os parabéns a este mestre da banda Desenhada. 
Ele vai estar connosco hoje à noite na Casa Da Cultura | Setúbal
Oportunidade de conviver com este grande senhor da arte de comunicar desenhando, em dia que merece comemoração. 
É logo à noite. Convidados.
facebook

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

MIAMI BEACH | | Eu acho que tudo o que seja entendimento entre as pessoas pode ser bom para as pessoas. E a vida das pessoas todas deve estar em primeiro lugar nas escolhas das pessoas que fazem as políticas. Por isso vou esperar para ver. Espero ver coisas boas para as pessoas. 
facebook

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

THE SIMPSONS | Um pai bronco, uma mãe dona-de-casa, uma filha brilhante e um filho cromo. Adicione-se ao rol um cão e um gato. Uma família muito americana. Mas uma série que tem lá dentro o mundo todo. Começou a "dar" há 25 anos. Nunca mais parou. Já foi considerada pela Time como a melhor série de todos os tempos. Aquilo diverte e desperta, de facto. É difícil sairmos do sofá zangados com Matt Groening. Parabéns ao homem.
facebook
HOMENAGEM | É um dos homens a quem devemos muito. Ousou, lutou, venceu. Agora foi a morte que o venceu a ele. Vence sempre. Mas vale sempre a pena lutar pela vida em liberdade. Vale a pena lutar pela felicidade. Sempre. Muito obrigado, almirante Vitor Crespo.
facebook
CONFIANÇA? | Quem é que em Portugal não confiava em Ricardo Salgado?! Eu, por exemplo.
Notícia Público
facebook

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Juntos Podemos não exclui ser partido
Notícia Público

SEMANTICAMENTE JUNTOS VENCEREMOS | Preferia Juntos Fodemos. Não sei é se seria aprovado pelos organismos reguladores eleitorais. Mas lá que era mais fixe… era.
facebook

sábado, 13 de dezembro de 2014

DDLX 2014 | LINHAS DE RUMO - MANUEL JOSÉ HOMEM DE MELLO
Há trabalhos que nos agradam pelo prazer de lhes darmos uma imagem. Há outros que nos agradam por nos proporcionarem à partida bons momentos de fruição. Este Linhas de Rumo acumula prazeres. 
Manuel José Homem de Mello colaborou com Marcello Caetano, mas percebeu que ali não era o seu lugar. Divergiu da teimosia das então autoridades portuguesas em relação às chamadas "províncias ultramarinas". Colaborou activamente com a democracia. Rejeitou todo o tipo de hipocrisias. Passou ao papel as suas opiniões — nos jornais e em livros. Comentou política nas televisões. Agora resolveu oferecer estes testemunhos à sua família e amigos. Helder Moura Pereira seleccionou os textos, a partir de extenso trabalho publicado. A filha Mafalda explica em breve nota os motivos. A filha Cristina Homem De Melo fez-lhe retratos recentes. Os textos são de uma lucidez e assertividade dignos de nota. Estes testemunhos revelam o carácter de um cidadão atento e interventivo. Eu tive o privilégio de conceber o objecto livro, que desenvolvi na DDLX com João Silva. Manuel José Homem de Melllo fez questão de me agradecer pessoalmente. Deslocou-se ao nosso ateliê, no Bairro Alto, para apresentar a sua gratidão. Claro que não tinha nada para agradecer. O prazer foi todo nosso. Mas esta atitude reforça a dimensão que molda este grande senhor. Esta humildade é de uma grande sofisticação. Muito obrigado, Manuel José Homem de Mello. Muito obrigado mesmo.

facebook

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014



COMANDANTE GARBAREK | A música dos grandes músicos. A grande qualidade dos sons que mudam o mundo. Bom fim-de-semana.
facebook

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Manuel Luís Goucha processa Estado Português Notícia aqui
JUSTIÇA LABREGA | Manuel Luís Goucha está carregado de razão. Mas agora uma juíza tem o direito de perorar sobre a vida íntima de cada um?! O que lhe dá o direito de decidir, utilizando a sua ignorância que confunde intimidade sexual com género? Oxalá corra bem a Goucha a acção contra o Estado português. É já tempo de a Justiça portuguesa perceber que nem todos estamos dispostos a aceitar a exibição de preconceitos de uma maneira gratuita e labrega. 
facebook

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

O DELÍRIO DOS AJUSTADORES | Estava a ouvir um tempo de antena, na RTP1, onde Passos Coelho e outros cretinos e cretinas elogiavam os ajustes impostos às pessoas e lembrei-me disto: a crise enriqueceu ainda mais os ricos e colocou os pobres na miséria absoluta. De facto o ajuste serviu apenas para isto. Devolver todo o poder e meios de produção a quem tudo tem. Andavam por aí direitos a mais. Era preciso dizer quem manda. Nem que para isso se destruam vidas e vivências. Passos e a sua rapaziada bem podem limpar as mãos à parede. Impostores sem vergonha. Notícia DN
facebook

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

PROGRAMAÇÃO TV | Ricciardi é um actor italiano, não é? E o que está agora a passar nas televisões é uma comédia italiana, não é assim? Estou ansioso pela entrada em cena de Gian Burrasca.
facebook
PROGRAMAÇÃO TV | Agora vou ali ver uma série de aventuras na SIC-N. Na SIC-N não passam séries de aventuras? Ai passam, passam.
facebook

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

PERGUNTAR NÃO OFENDE | Com tanto milhão de tanto euro alegadamente atribuídos à compra de uns submarinos em segunda imersão. E com peixe graúdo detido por essa Europa fora por mor de luvas e chapeladas, alguém sabe ao certo quanto custou no final das contas aquela sucata?
facebook

domingo, 7 de dezembro de 2014


SOARES' 90Mário Soares faz hoje noventa anos. É muito ano. Noventa anos de uma vida preenchida de atitudes. Concordaremos com umas, discordaremos de outras, como é normal em democracia. Alguém que vive e pensa intensamente não pode ser santo. Os santos foram uma seca de gente enquanto foram gente. E depois de transformados em santos são uma figura de pau para transportar em andor. Um político luta, labuta, erra, acerta, ouve, discute, enfim, faz política. A gente olha em volta e vê política. Não podemos evitar essa fatalidade. Mas podemos evitar que seja uma fatalidade. A política gere em nós ódios e paixões. Se provoca a indiferença é mau. Mau para a política, mau para a democracia e mau para nós. A política é conflito saudável. É discordar do outro para poder respeitá-lo. O que não se respeita, combate-se. Combateremos, sempre, nazis, fascistas, racistas e outros parasitas. Estaremos juntos em todas as plataformas que nos garantam a liberdade. Parabéns, e tenha um muito bom dia, senhor Mário Soares.
[Habituei-me a ver Mário Soares pelos olhos do seu amigo Júlio Pomar. Fez-lhe um retrato durante o período em que esteve preso pelo regime fascista, e depois quando saiu da Presidência da República. Como Pomar é um grande pintor, fica a representação muito bem resolvida].
facebook
O FARSOLAS | "Quem se lixou não foi o mexilhão", diz ele. Pois não, foram mesmo as pessoas, digo eu. Notícia Expresso
facebook

sábado, 6 de dezembro de 2014

RETRATO DO PIPI DA TABELA | O que levará este esforçado especialista em assuntos sofisticados a dizer tanto disparate? Saberá mesmo o que é a sofisticação? Saberá onde encontrar a autenticidade? Este pipi da tabela, com ar de porta-voz de partido neoliberal, bem podia meter a extensa sabedoria em teoria musical no saco de todas as parvoíces. Os leitores do jornal que o aturem se é que estão por esses ajustes. E ele bem pode limpar as mãos à parede, com esta opinião de merda. Ler artigo do pipi aqui.
facebook

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

O ETERNO RETORNO DO FASCISMO | Em Marselha, os sem-abrigo devem ostentar uma simbologia própria, bem visível, para que facilmente sejam reconhecidos. Provavelmente as políticas de reintegração falharam, e agora os prestimosos autarcas decidiram "marcá-los" para que assim sejam imediatamente identificados. É uma solução. Mas não é inovador. Os nazis pensaram da mesma maneira para identificarem os judeus. Os filhos da puta não mudam. São sempre filhos da puta. Notícia Expresso
facebook

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

JÁ NÃO HÁ SUPER-HERÓIS | Este não é aquele que disse que Passos é um super-herói? Agora deixou de ser criador de fantasias? Aguentem o homem. É um grande valor da gestão. Olhem que ele se mete outra vez nas cervejas. É isso que querem, é? Notícia Expresso
facebook

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

CANÇÕES DE NATAL | O coelhinho foi com o pai natal e o palhaço no comboio ao circo.
Notícia Expresso
facebook

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

ASSIM VAI O MUNDO | Uma jovem resolve intervir num caso de assédio. Um dos grunhos agressores, um jovem de 18 anos, dá-lhe um murro que a mata. Isto passou-se na Alemanha. Sendo protagonistas jovens "normais" que são umas "jóias" de pessoas, O futuro da violência doméstica na Europa está portanto assegurado. A não ser que sejam tomadas medidas a sério. O problema é político para além de social. Claro que a criminalização deste tipo de agressões está prevista pelas leis vigentes. Mas já são mortes a mais. É de política que falamos quando falamos de regras que gerem as atitudes dos cidadãos. Ou não?
Notícia Notícias ao Minuto
facebook
CAVACO, MULHERES BONITAS E CAVALOSFoi a SIC que nos deu a conhecer as declarações marialvas do Presidente da República. A coisa caiu no goto de muita gente. Eu também caí na esparrela. A SIC veio agora esclarecer que foi um engano. Pelos vistos ouviram mal o Presidente. O homem nunca disse aquilo. Pediram desculpas públicas. Desculpas aceites. Aceitem também este conselho se quiserem: pensem bem antes de exercerem a leviandade. Ou então ponham o João Baião a dar notícias, aos pulos. Sempre se percebe que não é para levar a sério. Já todos percebemos que as estações de televisão nacionais estão transformadas em pouco mais que esgotos em tempo de antena aberto. Mas não abusem do privilégio.
facebook
+