domingo, 31 de agosto de 2014

NO CHIADO, À TARDINHA, ÀS VEZES | A zona de Lisboa onde trabalho é razão de monta para a cidade estar na moda. Em tempo de crise, e enquanto o diabo esfrega um olho, abre uma padaria/pastelaria lindíssima, a Manteigaria - Fabrica De Pastéis De Nata, e, razão maior para esta alegria, um cinema — O Cinema IDEAL. O espaço — arquitecto José Neves — é abraçado pelo conforto e eficiência da contemporaneidade. A programação promete. As escolhas de Pedro Borges asseguram qualidade. Tudo isto na Rua do Loreto. Tudo colado à Praça Luís de Camões. Os transportes públicos não desprezam a zona. E na praça do poeta existe um parque para quem quiser ir de carro e depois jantar por ali. Há restaurantes para todos os gostos e momentos do mês. Refiro-me aos recebimentos remuneratórios, é claro. É mesmo um luxo andar por estes lados. E não é preciso vivermos acima das nossas possibilidades. A não ser que seja mesmo imposto o estado de miséria absoluta.
Parabéns, Pedro. Bom trabalho e até já.

facebook
HOJE É O PRIMEIRO DIA… | Sério Godinho celebra hoje mais um aniversário. Ligo o nome de Sérgio à vontade de se viver em liberdade. A sua música e as palavras que lhes associa são um despertar e um festejo. Sempre atento a uma realidade agressora, cria imagens que nos despertam, comovem e alegram. É muito bom ter um artista assim entre nós. Parabéns, Sérgio.

facebook

sábado, 30 de agosto de 2014

AFINAL HÁ SILLY SEASON | Regressado ao convívio em rede, verifico que a grande polémica que anima a malta é a não recuperação dos ajardinados brazões que ornamentam a Praça do Império representando as "nossas províncias ultramarinas". Parece que o vereador Sá Fernandes é o bombo da festa. E parece que os representantes do CDS-PP na Câmara são os heróis de quem está contra este "atentado urbanístico". Até já se assemelha a coisa a derrubar os Jerónimos e a Torre de Belém de um golpe só. A malta deve estar só na chalaça, não é verdade? É que, não tencionando fazer a defesa do vereador, não acredito que se ache aquilo de uma beleza nunca vista. E, como não sou conservador, não sou contra a renovação estética e ornamental. Estou mais preocupado em ver o que se propõe em vez daquilo. Mas temos que ter ali a representação colonial com alarde por que carga de água? Todas as tradições são respeitáveis? E as estéticas? Lá que os "estetas" do CDS tenham saudades dos valores coloniais é uma coisa, mas esta orquestra contra a proposta do vereador é para levar a sério? Confesso que não tenho saudades nenhumas dos valores do Estado Novo. Nem a leveza da silly season me permite ter uma opinião mais descontraída. Nem mesmo a mudança de opinião da Câmara de Lisboa, se tal vier a acontecer. 
facebook
SILLY SEASON | Já lá vai o tempo em que estes dias que passaram eram alcunhados de silly season. Nos dias de hoje ainda há menos pachorra para as baboseiras de socialites em festivo delírio. E as calinadas de políticos e comentadores deixaram de ser inofensivas. Já não são hilariantes. São graves e desprezíveis. Políticos medíocres, banqueiros corruptos, opinadores do disparate encartado, fundamentalistas religiosos e filhos da puta de toda a espécie não permitem que a tolice veraneante se instale. A actividade desta gente torna as nossas vidas um caso sério. Permanentemente.
facebook

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

TEMPO E CIRCUNSTÂNCIA | Agora vou até ali olhar para as pedras e para o mar. Volto no primeiro dia do próximo mês. Setembro é o primeiro mês do meu ano de trabalho. É o meu recomeço. O meu tempo preferido. Até lá. 
Beijinhos e abracinhos.

facebook

sábado, 16 de agosto de 2014

NÓS PIMBA | Bonito momento de music hall, ocorrido num local chamado Pontal, no Algarve. O quê?! Se foi antes da actuação de Passos Coelho?! Quem é Passos Coelho?
facebook

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

CONSTITUIÇÃO PARA QUÊ? | Descobri esta pérola por aí. Pertence a uma coisa que se intitula Causa Imperial e está matriculada no Brasil. Estes "democratas" entendem que basta andarmos todos de crucifixo a combater mouros. No tempo das cruzadas resultou. Ainda há quem queira recuperar estes cretinos para representações institucionais. Condes, duques e fidalgos no bem-bom do quem-manda-sou-eu. Havia de ser bonito.
facebook

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

OS REPETENTES | Outra vez chumbados? Precisam de explicador? Não será melhor darem corda aos sapatinhos?
facebook
PALAVRA DO SENHOR | Conversou com o Diário Económico. Falou de honra, dignidade, família. Garantiu que vai lutar por isso tudo. Citou o papa Francisco como referência e modelo a seguir. O papa Francisco é colher para toda a sopa. Nem fazendo declarações condenando o capitalismo feroz se safa. Estes serão sempre os seus aliados naturais. Os camelos sempre passaram pelos buracos das agulhas. Os capitalistas seguem esse exemplo. É vê-los na furiosa luta pela conquista dos céus. Deus perdoa. Depende do donativo.
facebook

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

LAUREN BACALL | Anda a morrer gente que fez os nossos dias melhores. Muito obrigado, Lauren Bacall.
facebook
Banco de Portugal contrata filho de Durão Barroso. 
Concurso? Para quê?
Notícia Jornal de Negócios

FILHO DE PEIXE SABE NADAR | Nunca se afogam. Não precisam de ser avaliados. É por convite directo que tudo se resolve. São o máximo. Conhecem os cantos ao país e ao mundo. São os donos disto tudo. Os meninos do coro da catequese de uma religião útil. Não têm escrúpulos.
facebook

DESTA ÁGUA NÃO BEBEREI | Nunca pronunciarei tal frase. Ninguém sabe o que se passará no dia que se segue. Mas apoiar Guterrres para a Presidência da República causa-me brotoeja. A vaga de fundo agiganta-se, é certo. Agora até Jorge Coelho veio dizer que só esta candidatura a Belém o tiraria das suas tamanquinhas. Um bom motivo para confirmar a minha brotoeja. Não me apetece nada voltar a ver a boçalidade de Coelho em grande performance. Não podem antes candidatar o extraordinário Guterres a Papa ou assim? Bispo, vá. Ou beato. A beato é que era. Pensem em grande. Em algo bem longe, ok?
facebook

terça-feira, 12 de agosto de 2014

DÓRIS | Morreu a escritora Dóris Graça-Dias. Dias tristes, estes.
facebook
ROBIN WILLIAMS | "Clube dos Poetas Mortos" e "Bom Dia, Vietnam" são filmes emblemáticos na sua actividade de actor. Robin Williams tinha muita graça. Era um actor extraordinário. Divertido. Como é possível alguém assim desistir de viver? Pois parece que foi o que aconteceu. Morreu Robin Williams. Gostava que isto fosse desmentido. É muito triste recebermos notícias destas.
facebook
COLARINHOS ENCARDIDOS | Estes génios da gestão não são detidos porquê? Será para não ofender os comentadores? É possível que não tenham roubado os pobres que os esperam no fim da missa, mas a inocência deve ficar por aí. Fartos de gente de colarinho encardido. Muito fartos.
facebook

segunda-feira, 11 de agosto de 2014



LIVRO DE COLORIR | A exposição abriu no passado sábado, na Casa Da Cultura | Setúbal, e vai poder ser visitada durante o mês de Agosto. Muita gente revelou curiosidade pela iniciativa. A inauguração foi concorrida. Os artistas merecem. Apareçam também. Vão gostar.
A próxima mostra será de ilustração e poesia. A editora abysmo desafiou ilustradores e poetas para contarem as suas histórias do 25 de Abril. Vamos ter festa rija na continuação das festas dos 40 anos da revolução. É em Setembro que abre. A gente depois fala.

LIVRO DE COLORIR
pelo colectivo MEUS SENHORES: Ana Braga, Anita Tirone, Carolina Moreira, Gonçalo Duarte, Luís Maia, Martina Manyà e Olga Panteley.
CASA DA CULTURA | SETÚBAL
AGOSTO | 2014

facebook

domingo, 10 de agosto de 2014

DA SÉRIE GRANDES PENSADORES | É hoje que Marques Não-me-diga Mendes vai dizer o que se passa a sério na Santa Casa de Santana? E será que vai dizer tintim por tintim tudo o que se vai passar a seguir? Ou preferirá revelar o resultado do jogo de hoje para a super-taça? Eu gostava era que ele nos revelasse onde pára a não-fortuna de Salgado. Mas isto se calhar é pedir muito. Nem deus sabe. Esta curiosidade extenua-me. 
facebook

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

COLORIR AGOSTO
A ilustração feita por portugueses está a viver bons momentos. As surpresas que os nossos ilustradores dão ao mundo são reconhecidas. Estamos bem posicionados nesse empreendedorismo. Em Setúbal, a Ilustração vai habitar a cidade nos próximos tempos. Setúbal vai ser ilustrada como nunca foi. Esperem pela pancada.
Casa Da Cultura | Setúbal não fecha em Agosto. As portas estarão escancaradas para receber quem escolher passar por lá no Verão. Para o mês de todos os calores é proposta uma visita a esta refrescante exposição. Um grupo de finalistas do AR.CO vai mostrar-nos um projecto que desenvolveu em alegre convívio artístico. Chamaram-lhe LIVRO DE COLORIR, e chamaram a si próprios MEUS SENHORES. É assim, incluídos neste colectivo, que mostram o que muito bem sabem fazer: ilustrar, ilustrar, ilustrar. 
Vamos conviver com o futuro da ilustração portuguesa. 
A festa de abertura é já no próximo sábado, às 22 horas, na Galeria da Casa da Cultura. Apareçam.

LIVRO DE COLORIR
pelo colectivo MEUS SENHORES
CASA DA CULTURA | SETÚBAL
AGOSTO | 2014

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Acontecimentos no BES e na PT são inexplicáveis
António Pires de Lima. Ministro da Economia.

INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO SER | Acontecimentos inexplicáveis? Inexplicável é o senhor ser ministro, senhor ministro.
facebook

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

COLORIR AGOSTO | Fizemos a sugestão a um grupo de alunos finalistas do curso de ilustração do AR.CO. Os ilustradores aceitaram o convite, encontraram uma linha de entendimento estético, e apresentaram uma proposta:
LIVRO DE COLORIR pelos MEUS SENHORES. 
É esta a exposição que vai animar as paredes da Casa da Cultura durante o mês de Agosto. Abre dia 9, às 22 horas. Há festa.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

O FIO E A MEADA | Miguel SousaTavares disse, durante o seu ofício de comentador na SIC, que o BES foi "sujeito ao massacre de más notícias e pânico induzido". O que se passou foi motivado por esse alarido, portanto. O homem esteve calado este tempo todo devido a relacionamento familiar com a vítima do massacre. Não deveria manter-se nesse posto de não-comentador específico deste caso?
facebook
VERDADE E CONSEQUÊNCIA | Tudo é explicado como se nós tivéssemos apenas quatro anos. E os "explicadores" parecem ser também menores de idade. A conversa de infantário continua. O que parecia estar bem afinal não estava. É assim como o jogo Verdade e Consequência. Com truques à mistura. Quando asseguravam que os investimentos eram seguros queriam dizer precisamente o contrário. A gente não viu foi a piscadela de olho. Os comentadores que tanta certeza tinham sobre a saúde do banco agora mau, asseguram, com a certezinha absoluta, que aquilo não podia estar nada bem. Só que a gente, lá está, não viu a piscadela de olho. É vê-los desfilar, incrédulos, perante tamanha trapalhada financeira. Parece mentira. Como é possível endrominarem-se assim as pessoas. E o país. Esforçam-se por nos esclarecer. Mas agora a gente já vê a piscadela de olho: o que eles dizem hoje pode ser completamente diferente daqui a pouco. É por isso que agora, quando a gente vê a ministra das Finanças a conversar com o inefável Gomes Ferreira, dá logo vontade de acabar com aquela conversa mole. Coisa que se faz com a maior das tranquilidades: basta utilizar uma tecla do comando.
facebook

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

O SISTEMA QUE A MUITOS CONVÉM | Ao contrário do que disse Passos Coelho, os contribuintes vão alinhar para salvar o que resta do ex-BES. Não concordo com a crítica ao governador do BdP que o acusa de ter feito o que não podia fazer: anunciar medidas que se destinam ao Governo. Costa fez tudo em conluio com a ex-candidata a comissária europeia, e, claro que Passos, mesmo em calções, a apanhar o sol dos algarves, soube de tudo o que se engendrava. Preocupa-me mais o que aí vem. Se vamos recuperar a pipa de massa injectada agora no Novo Banco, só o futuro o dirá. Sim, isto não é conversa da treta, senhores comentadores de cordel que asseguravam que o BES era um primor de excelência. É que existe uma certeza: o défice vai aumentar por mor desta trapalhada. Só cá falta depois o discurso dos inevitáveis cortes nos salários e nas pensões. Ou só os banqueiros e accionistas de bancos estão autorizados a viver acima das nossas possibilidades?
É o sistema. 

facebook

domingo, 3 de agosto de 2014

BATER NO FUNDO | Está ali um senhor a falar de milhões de euros. E de milhares de milhões de euros. Parece que há um grande burburinho entre dois bancos: um mau e um bom. O mau é o famoso BES - aquele que toda esta gente garantia ser excelente, lembram-se? O bom chama-se Novo Banco. Novo? Novo em quê?! A ver vamos.
facebook

sábado, 2 de agosto de 2014



JOSÉ AFONSO' 85 | Nasceu há oitenta e cinco anos. A falta que nos faz. A sua genialidade é intemporal. Um canto que se mantém artisticamente actual. Uma figura que não se esquece. Nunca. Zeca sempre!
facebook

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

UM VERDADEIRO ARTISTA NA TENDA EUROPEIA | Afinal parece que outro coelho saiu da cartola do Coelho de São Bento. Será Moedas o nosso representante na Comissão de Juncker. Palavras para quê?! É um grande artista português. Ficamos assim representados ao mais alto nível artístico. O circo prossegue, mas só emprega palhaços ricos. 
facebook
COMISSÁRIA PARA TODO O SERVIÇO | Diz que esta senhora vai para Bruxelas comissariar. O lindo serviço que por cá fez foi suficiente para a promoção. Promovem-se e protegem-se enquanto o exercício do poder o permite. Impostos curtos, reformas esdrúxulas, regalias acima dos limites. Vilanagem sem escrúpulos.
facebook
+