sábado, 31 de março de 2012

sexta-feira, 30 de março de 2012

quinta-feira, 29 de março de 2012



MUDAM-SE OS TEMPOS... | A DDLX vai mudar muito.
Para melhor, é claro.
No próxima segunda-feira falaremos mais em pormenor sobre o assunto.


Viver é desenhar sem borracha.
MILLÔR FERNANDES | 1923-2012 | Homenagem.
facebook

quarta-feira, 28 de março de 2012

SERVIÇO PÚBLICO | Na passada segunda-feira vi e ouvi de fio a pavio o programa Prós e Contras, na RTP 1. Estou de acordo com a opinião do José Simões no Der Terrorist. É esta:
A função do programa Prós e Contras, todas as segundas-feiras na RTP1, com ilustres opinadores que vão desde sociólogos da Nação a psicólogos da Pátria, passando por opinion makers e líderes [natos e inatos], vendedores de banha da cobra e profissionais de ballet, tal é a facilidade com que andam em bicos dos pés, serve para o cidadão comum aferir semanalmente o seu índice de normalidade e perceber que há uma minoria lá fora, e fora da vida real, a viver numa realidade paralela e a necessitar urgentemente de tratamento. Ontem foi a confirmação definitiva. Serviço público de televisão, portanto.

terça-feira, 27 de março de 2012

O QUE FAZ FALTA | Zélia Afonso não gostou que a rapaziada que se encontrou no Pavilhão Atlântico usasse criações de José Afonso para entronizar o dr. Passos. Eu também não gostei nada. É claro que ninguém é dono da obra de um artista universal, mas usar a letra de "o que faz Falta" para ilustrar que não há mais nada a fazer para além do que quer fazer o dr. Passos e companhia, é uma utilização abusiva de uma canção que sugere outros ambientes. Fizeram mal.
facebook

segunda-feira, 26 de março de 2012

TUDO BONS RAPAZES | Definitivamente começo a ficar preocupado. Hoje, na sacristia onde é Mário Crespo a dividir as hóstias, ouvi uma criatura que se apresenta como novo secretário-geral do partido do Governo, dizer que Passos Coelho é "um farol para todos nós". António Ferro experimentou esta homilia com muito mais talento, ao apresentar o Presidente do Conselho empossado em 1926. Esta criatura de agora limitou-se a proferir uma retórica oca e sem surpresas. Surpresa só na ameaça maoista: um farol para todos nós, senhor coiso? Foda-se!
facebook


PRESIDENTE-POLÍCIA | Lamento profundamente que dois fotojornalistas tenham sido atingidos durante os distúrbios a que as forças de segurança tiveram que fazer face, diz Cavaco. Ou seja: quanto aos manifestantes, as que caíram no chão é que se perderam. O Presidente Cavaco não cabe em si de contente por termos regressado ao seu tempo de primeiro-ministro, em que toda a manifestação era enfeitada com porrada de criar bicho. Está-se tão bem, na Democracia laranja...
facebook

domingo, 25 de março de 2012



ANTONIO TABUCCHI | Já não se percebia muito bem se era italiano ou português. Ficou "apanhado" pela Tabacaria de Pessoa e não descansou enquanto não aprendeu português. Quis aprender a língua de quem assim escrevia. Depois passou a vida por cá. Em tempos fiz a capa para uma edição do seu Nocturno Indiano. Gostei de ele ter gostado. Agora morreu. Cedo. Tanto que ainda havia para escrever...
facebook

sábado, 24 de março de 2012



GOMES MARTINS | Este pintor nasceu em Setúbal há noventa anos. Morreu em 1994. Na Casa da Baía, em Setúbal, vão estar expostos alguns trabalhos que representam diferentes fases do seu percurso artístico. Eu vou lá estar para dizer o que penso sobre a sua obra, e principalmente sobre as motivações que levaram à criação do sítio na internet que hoje é apresentado. Até logo.
facebook

sexta-feira, 23 de março de 2012



CIRCO E FERAS | Começa hoje. Acaba domingo. Garantida a presença de malabaristas e acrobatas. Alberto João Jardim actua no sábado. Naturalmente não vou lá estar. Provavelmente vou ficar em casa e vou rever "Laranja Mecânica" de Kubric. Laranja por laranja... Bem, é outro tipo de fita. E trata outro tipo de delinquência. Mas é muito melhor para a vista.
Bom fim-de-semana.
facebook

quinta-feira, 22 de março de 2012

BALANÇO | Houve merda na manifestação que acompanhou a Greve geral. A coisa tornou-se notícia porque houve jornalistas que levaram na mona. A polícia, em comunicado, diz que os jornalistas devem estar devidamente identificados e sempre do lado em que estão os agentes da autoridade. Ou seja: o ideal é recomendar aos jornalistas que exerçam a sua profissão com "bons modos", de maneira a que a polícia actue sem problemas. Para isso é necessário deixar os manifestantes a jeito. A ideia é levarem porrada como se não houvesse amanhã.
Viva a democracia de sucesso.
facebook

quarta-feira, 21 de março de 2012


PELOS LIVROS | É no próximo domingo. Lá estarei.

terça-feira, 20 de março de 2012



A MORTE SAIU À RUA | A cobardia de um criminoso que mata por prazer, ou a vontade de matar quem é diferente?
facebook

segunda-feira, 19 de março de 2012

PARA ACABAR DE VEZ COM A CULTURA | O Governo português acabou com o apoio às artes. A cultura sai cara. A ignorância é de borla. A opção do Governo é claríssima.
facebook

sexta-feira, 16 de março de 2012



OS INSUBSTITUÍVEIS | António Borges é assim uma espécie de super-homem. Tudo consegue fazer e tudo lhe é permitido. Só existem duas diferenças que não o identificam com a personagem de ficção: a primeira é que não é ficção coisa nenhuma. A segunda é que as remunerações que aufere deixam o jornalista Clark fora de comparações. O verdadeiro super-homem é mesmo o dr. Borges. Valente.
facebook

quinta-feira, 15 de março de 2012



VERGONHA | O presidente da Câmara da terra onde nasceu o ditador criminoso - eleito pelo partido a que também pertence o primeiro-ministro - rebenta de orgulho com a criação da marca "Salazar". Percebe-se. Provavelmente cresceu cantando e rindo sem grandes incómodos com os propósitos salazaristas. Não fazia muito mais sentido rebentar de vergonha? Fazia. Mas registar essa marca levantava grandes problemas de logística.
IMAGEM: Os Anos de Salazar, por João Abel Manta.
facebook


AS PEDRAS E O CAMINHO | Estes iluminados, quando asseguram que Portugal está no bom caminho, querem dizer o quê? Que estamos a empobrecer como eles desejam? Esta malta consegue ver assim o "bom caminho" de uma forma tão clarividente? Ou imaginam que a coisa está como lhes dá jeito? São muito perigosos, os caminhos desta gente.
facebook

quarta-feira, 14 de março de 2012



RECEITUÁRIO | Clique para ampliar.

terça-feira, 13 de março de 2012



REPUGNANTE | Esta criatura é presidente de um país. Não é coisa pouca. Em Portugal tem um aliado da ideia - Alberto João Jardim. Por cá a coisa não é tão grave. O senhor do Funchal toma conta de um rochedo. Um rochedo que nos sai caro, é certo, mas em que nem tudo é permitido. Já este cretino de penteado ridículo pode prejudicar pessoas. Provavelmente, a parecença capilar aproxima os dois sobas. Fora de brincadeiras: como é possível esta gente governar seja lá o que for?
facebook

segunda-feira, 12 de março de 2012



O TEMPO, ESSE GRANDE ESCULTOR | Volta e meia tropeço nesta frase. Pertence a Margueritte Yourcenar. A sabedoria de Yourcenar informa-nos das etapas que moldam a nossa existência. Mas o tempo está carregado de democracia. A todos abraça e todos molda. Nada nem ninguém lhe escapa. Há precisamente 25 anos, foi-me oferecido neste dia o cd de Laurie Anderson que inclui esta música. Eu assinalava mais um aniversário e era suposto ser surpreendido. Isso aconteceu. A surpresa virou curiosidade. Nunca mais deixei de acompanhar o trabalho desta grande senhora da performance. Agora, passados estes anos todos, escolhi o tema para recordar a minha própria existência. Saudosismo não é manta do meu baú. Mas reviver este passado sabe bem. É como andar para a frente com um olho no retrovisor. E conviver com as grandes obras dá mesmo muito prazer.
facebook

domingo, 11 de março de 2012



JEAN GIRAUD | MOEBIUS | 1938 - 2012
| Homenagem.

sexta-feira, 9 de março de 2012

A VIDA DOS OUTROS | Cavaco escreveu um livro? E esse livro é mesquinho e odioso? E qual é o espanto? Cavaco não é mesquinho e odioso? Só me espanta a importância que se está a dar à infeliz prosa cavaquista. Nem nunca me passou pela cabeça comprar e ler um livro do senhor. Ah, ok, o homem é Presidente da República. Mas não liguem. Como está reformado, e não lhe pagamos ordenado, nada lhe podemos exigir. Cavaco sempre teve uma agenda pessoal a cumprir. Como Presidente unificador dos portugueses não serve para nada. Cavaco só serve para se servir a si próprio. E aos seus. Mas é melhor não irmos por aí.
facebook


CRISTAS AO ALTO | João Paulo, o anterior ocupante da cadeira de Pedro, precisa urgentemente que o identifiquem com um milagre. Estas coisas têm prazos e contratos. É preciso cumpri-los custe o que custar. Como a ministra Cristas é tão bem relacionada com o Divino, bem podia tratar do assunto. O ex-Papa intercedia junto do seu superior hierárquico, reclamando uns salpicos sobre este ressequido país, e o milagre ficava inscrito na caderneta do senhor Karol Józef Wojtyła. É que ainda nos arriscamos a não ter vinho para as cerimónias nos altares. Nem pão.
facebook

quinta-feira, 8 de março de 2012



RECEITUÁRIO | Aplaudido e recomendado. A não perder.
Clique para ampliar.

quarta-feira, 7 de março de 2012



LIGA PARA A PROTECÇÃO DO ÁLVARO | Já ninguém aguenta o Álvaro de Vancouver. Está na tromba que até o dr. Passos já percebeu o erro de casting. Mas agora surgem os defensores oficiosos. Ouvi hoje Ângelo Correia, na sacristia de Mário Crespo, andar às voltas com os atributos do ministro. Parece que somos nós, os que percebemos à légua que o homem nunca deveria ter saído de Vancouver, que somos maldizentes - uns insolentes para com os emigrantes. Somos portadores de uma espécie de disfarçado racismo que salta cá para fora à menor beliscadura na criatura. Lembrei-me da figura ridiculamente exaltada do professor Álvaro em indignada reacção às imaginárias acusações de Agostinho Lopes, em comissão parlamentar. Parece que agora foi criada a LPA - Liga para a Protecção do Álvaro. Naturalmente os inscritos atropelam-se nos comentários televisivos. Quando a coisa dá para o torto, aparecem todos em oração solidária. Patéticos.
facebook


O AMOR E A CÓLERA | O tema é eterno, e os desentendimentos amorosos são terreno bem do entendimento de Chico Buarque. Quem não se lembra de Olhos nos Olhos? Aqui volta ao arrependimento dos amantes com a graça e o talento que o caracterizam. A canção está incluída no seu mais recente trabalho.
Grande música.
facebook

terça-feira, 6 de março de 2012

E AS PESSOAS, ESTÚPIDO?! | O número de portugueses que não consegue pagar as dívidas aos bancos não pára de aumentar. As Finanças também andam à nora com os incumprimentos dos contribuintes. Se o Estado pagasse a tempo e horas, talvez alguns empresários estivessem em lençóis mais confortáveis. Quem mais exige é quem menos cumpre. Situação difícil de aguentar. Será que tudo vai encerrar à nossa volta, enquanto Álvaro, Gaspar e Passos, iluminados pela famosa troika, insistem em garantir-nos que caminharemos por este trilho custe o que custar?!
facebook

segunda-feira, 5 de março de 2012



A FORMIGA E A CIGARRA | Esta ideia que nos impingem de termos que sustentar os bancos porque não há outro remédio, é de bradar aos céus. É o sistema, dizem. E os bancos são uma espécie de altar desta religião. Com os bancos não se brinca. Apesar de os promotores bancários não terem feito outra coisa com as vidas das pessoas. Cantaram loas ao acesso ao crédito. Permitiram o endividamento com a única intenção de aumentarem os seus lucros. Puseram pessoal a trabalhar para pagar unicamente as sugestões bancárias. Agora temos que subsidiar essa delinquência. É irreal. Até parece mentira. É o sistema?! Que trampa de sistema.
facebook

quinta-feira, 1 de março de 2012

SACO SEM FUNDO | O BPN foi sacado por um grupo encabeçado por Mira Amaral por uns trocos - quarenta milhões de euros. Agora o Estado vai entrar na dança com mais trezentos milhões. A desproporção é evidente. A maquia em trânsito não é razoável. O que será que a gente não está a perceber nesta tramóia?! É mesmo importante que isto seja esclarecido. É que o pessoal está a ficar fartinho de pagar impostos para alimentar estas cenas maradas.
facebook
+